Sistema de bicicletas compartilhadas deve ser implantado em Volta Redonda

PPP de Mobilidade- Empresas interessadas em parcerias público-privadas (PPPs) podem participar de chamamento público aberto pela prefeitura. Os interessados poderão implementar no município serviços como sistema de bicicletas compartilhadas e parque para animais de estimação.

Em relação à implantação do sistema de compartilhamento de bicicletas, inicialmente serão identificados os interessados em apresentar estudos e projetos para a implantação, operação e manutenção do serviço em toda a cidade. Essa implantação faz parte do Plano de Mobilidade Urbana do município que tem como objetivo promover a bicicleta como meio de transporte na cidade, com a vantagem de ser mais saudável e sustentável.

– Queremos integrar o setor privado como agente complementar de financiamento em infraestrutura e serviços públicos necessários para o desenvolvimento da cidade. A cidade está crescendo e a parceria das empresas é importante para oferecermos cada vez mais melhorias para os cidadãos – afirmou o prefeito Samuca Silva.

Outros serviços disponíveis no edital são a implantação de totem carregador de celular em espaços públicos; Park Dog (parque para animais de estimação), com instalação de equipamentos de lazer, além de obras e serviços quando necessários (manutenção da iluminação, vegetação, etc.); fornecimento de placas urbanas em vias públicas, que identificam o nome e o número das ruas. Os interessados também podem se candidatar a adotar ou implantar novas passarelas, com obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação.

Todos os serviços estão disponíveis no edital de chamamento público disponível no endereço eletrônico da prefeitura (www.voltaredonda.rj.gov.br). As empresas interessadas em participar da parceria podem entregar o pedido de credenciamento e a documentação de qualificação na Central Geral de Compras, na Praça Sávio Gama, 63, Aterrado – Volta Redonda, das 9h às 12h, e das 14h às 17h.

[FONTE]: https://diariodovale.com.br/tempo-real/sistema-de-bicicletas-compartilhadas-deve-ser-implantado-em-volta-redonda/

Estudos de Excelência em PPP de Mobilidade

Infraestrutura no Brasil é um mercado extremamente promissor. Só para o subsetor de Transportes, já se prevêem licitações com investimentos da ordem de R$ 208 bilhões em 30 anos.

As concessões e PPPs de Mobilidade são uma excelente oportunidade de investimento no Brasil dentro do setor de Infraestrutura. E são vários os motivos para Mobilidade estar em alta: mercado gigante, bons retornos e disponibilização de boas garantias, etc.

Mas é importante ter cuidado. Estudos mal feitos levam a perder tudo o que foi falado acima e fazer todos os envolvidos perderam tempo e dinheiro. É alarmante: dos estudos que chegam à fase de licitação, 27% são posteriormente paralisados ou cancelados, simplesmente por falta de viabilidade.

A solução aqui é entrar no jogo para vencer. Uma PPP de Excelência no setor de Mobilidade aborda os seguintes pontos críticos:

* a remuneração correta:

* o reajuste preciso:

* o financiamento balanceado:

* a cesta de garantias correta:

* o prazo ideal:

* a taxa de retorno justa:

* o “payback” honesto:

* o “break even” coerente:

* um estudo confiável:

* o benefício público claro e transparente:

* a alocação de riscos coerente:

* o “Value for Money” exato;

* a ponderação entre Técnica e Preço;

* a eficiência tributária e societária;

* a contabilização correta do ICPC-01

Por isso aproveite o grande erro da grande maioria dos licitantes: o principal erro da concorrência em PPPs é a entrega estudos de baixa qualidade. Imagine-se do lado da Administração Pública recebendo esses estudos: você preferiria escolher o estudo “menos pior” como vencedor e sofrer as consequências de defendê-lo frente aos organismos de controle? Ou escolheria simplesmente não dar seguimento ao Projeto? Obviamente, a segunda opção.

Mas há como você tirar vantagem desse ambiente de “desprofissionalização” dos concorrentes: entregar trabalhos de qualidade, virando uma referência de excelência para o Poder Público.

Veja outro artigo sobre PPP de Mobilidade: http://pppdemobilidade.com.br/2020/05/11/se-e-para-falar-de-pro-brasil-que-se-fale-mais-de-investir-em-mobilidade/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *