Prefeitura abre licitação para concessão dos terminais Lapa, Pirituba e Cachoeirinha

PPP de Mobilidade – A Prefeitura de São Paulo pretende faturar R$ 5,2 bilhões com a concessão, durante 30 anos, dos terminais de ônibus da capital e as estações do Expresso Tiradentes. Nesta terça-feira, 14 de janeiro, foi aberta a licitação que visa repassar à iniciativa privada esse pacotão de equipamentos públicos, com a expectativa de arrecadação mensal de R$ 14,52 milhões.

Reunidos no bloco noroeste, os terminais Lapa, Pirituba e Cachoeirinha poderão ser adquiridos por futuros concessionários, que deverão zelar pela manutenção, requalificação e conservação desses locais em troca da exploração comercial de espaços já existentes e novas edificações. A concessão será realizada via Parceria Pública-Privada (PPP) e terá validade por 30 anos.

Além deles, o bloco noroeste inclui ainda os terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Casa Verde, Jardim Britânia, Pinheiros e Princesa Isabel. O valor estimado é de R$ 1,53 bilhão.

De acordo com o edital, vencerá a concorrência quem oferecer a maior contraprestação mensal. As propostas deverão ser entregues até o dia 19 de fevereiro.

[FONTE]: https://www.folhanoroeste.com.br/regional/prefeitura-abre-licitacao-para-concessao-dos-terminais-lapa-pirituba-e-cachoeirinha/

Estudos de Excelência em PPP de Mobilidade

Infraestrutura no Brasil é um mercado extremamente promissor. Só para o subsetor de Transportes, já se prevêem licitações com investimentos da ordem de R$ 208 bilhões em 30 anos.

As concessões e PPPs de Mobilidade são uma excelente oportunidade de investimento no Brasil dentro do setor de Infraestrutura. E são vários os motivos para Mobilidade estar em alta: mercado gigante, bons retornos e disponibilização de boas garantias, etc.

Mas é importante ter cuidado. Estudos mal feitos levam a perder tudo o que foi falado acima e fazer todos os envolvidos perderam tempo e dinheiro. É alarmante: dos estudos que chegam à fase de licitação, 27% são posteriormente paralisados ou cancelados, simplesmente por falta de viabilidade.

A solução aqui é entrar no jogo para vencer. Uma PPP de Excelência no setor de Mobilidade aborda os seguintes pontos críticos:

* a remuneração correta:

* o reajuste preciso:

* o financiamento balanceado:

* a cesta de garantias correta:

* o prazo ideal:

* a taxa de retorno justa:

* o “payback” honesto:

* o “break even” coerente:

* um estudo confiável:

* o benefício público claro e transparente:

* a alocação de riscos coerente:

* o “Value for Money” exato;

* a ponderação entre Técnica e Preço;

* a eficiência tributária e societária;

* a contabilização correta do ICPC-01

Por isso aproveite o grande erro da grande maioria dos licitantes: o principal erro da concorrência em PPPs é a entrega estudos de baixa qualidade. Imagine-se do lado da Administração Pública recebendo esses estudos: você preferiria escolher o estudo “menos pior” como vencedor e sofrer as consequências de defendê-lo frente aos organismos de controle? Ou escolheria simplesmente não dar seguimento ao Projeto? Obviamente, a segunda opção.

Mas há como você tirar vantagem desse ambiente de “desprofissionalização” dos concorrentes: entregar trabalhos de qualidade, virando uma referência de excelência para o Poder Público.

Veja outro artigo sobre PPP de Mobilidade: http://pppdemobilidade.com.br/2020/05/11/se-e-para-falar-de-pro-brasil-que-se-fale-mais-de-investir-em-mobilidade/

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